3 de dezembro de 2013 walacy

TI é essencial para aprimorar a eficiência

Executivos Financeiros Online – 03/12/13

Em vez de sofrer cortes, área de tecnologia tem de ser revalorizada.

Diante das injunções conjunturais, os bancos brasileiros se veem hoje compelidos a aprimorar a eficiência operacional e otimizar ao máximo o uso de recursos. É neste momento que a TI, como nunca, terá papel decisivo. Em vez de sofrer cortes orçamentários, esta área estratégica tem de ser, pelo contrário, revalorizada, tornando-se um alicerce das iniciativas de mudança organizacional.

Considerando esta premissa, Benjamin Quadros, presidente da BRQ, lembra que cerca de 10% do orçamento dos bancos é alocado para o setor de tecnologia da informação, ficando o restante das atividades com 90%. “A charada é usar bem esses 10% para se poder diminuir os outros 90%. Se a redução for apenas sobre TI, o resultado será pequeno”, adverte ele.

Nesse sentido, avaliando os esforços da vertical financeira, o executivo nota que há diferentes níveis de maturidade nesta busca pela eficiência. ”Algumas instituições já fizeram o dever de casa e se reestruturaram internamente. Outras estão fazendo isso agora. E todas dependem muito da tecnologia para atingir esses objetivos”, frisa ele.

Do ponto de vista dos fornecedores, há que se levar em conta que os bancos de varejo nacionais detêm um “know-how” próprio que não é aplicável no Exterior, sendo necessário adaptar-se a esta particularidade. Por isso mesmo, conforme Quadros, “players” como a BRQ conseguiram consolidar-se no atendimento à indústria financeira.

“Levamos 20 anos para conquistar este espaço. Há 15 anos, competir com um ‘brand’ internacional era difícil. Hoje, é mais fácil nos contratar por causa da relação preço-performance”, assegura o presidente da empresa, que abriga um “staff” de quatro mil pessoas e trabalha com um variado leque de serviços, cobrindo desde o ambiente mainframe até as tecnologias mais recentes.

O resultado é que a área financeira responde atualmente por 65% das receitas da BRQ, embora, segundo Quadros, ela venha crescendo também em segmentos como o de telecom e de energia.

Etiquetado como:

Autor do Post

walacy Publicitário, Profissional de Marketing especialista em Digital. Formações em Design Gráfico e em Artes Gráficas. Trabalha aliando design para web com o tripé do marketing digital (SEO, SEM e Inboud Marketing).

Entre em contato conosco!

Conheça todas as nossas unidades!