2 de junho de 2015 walacy

Saiba um pouco mais sobre as diferenças entre a Febre Chikungunya e a Dengue

A febre de chikungunya é uma doença nova para a maioria da população. Os sintomas da dengue e da febre chikungunya são muito parecidos. A doença pode evoluir em três fases, conhecidas como aguda, subaguda e crônica.

A febre de chikungunya é causada por vírus do gênero Alphavirus e é transmitida por mosquitos (fêmeas) do gênero Aedes. Os sintomas são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaléia e exantema (erupção cutânea); os sinais costumam durar de três a dez dias. A letalidade da chikungunya é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.

Fase aguda ou febril – Esta fase é caracterizada por febre súbita e intensa poliartralgia, acompanhadas de dores nas costas, dores de cabeça e fadiga, com duração média de sete dias.

Fase subaguda – Alguns pacientes evoluem com persistência das dores articulares após a fase aguda e entram na fase subaguda, que pode durar até três meses.

Fase crônica – Se os sintomas da fase subaguda persistirem, o paciente atinge a fase crônica, que pode durar até três anos. Em torno de 1% das pessoas com a doença desenvolve a forma crônica.

Até o momento, não existe tratamento específico para a doença. A terapia utilizada é de suporte sintomático, hidratação e repouso. Quem se infecta com o vírus fica imune a ele.

A prevenção é exatamente a mesma em relação à dengue. Manutenção do ambiente doméstico protegido da infestação, ou seja, todo ou qualquer depósito que possa vir a acumular água tem que ser protegido ou eliminado. Para o paciente que está com suspeita de chikungunya a recomendação é de que ele fique protegido por um mosquiteiro. Isso ajuda a evitar a propagação da transmissão do vírus.

Fonte: Ministério da Saúde

Autor do Post

walacy Publicitário, Profissional de Marketing especialista em Digital. Formações em Design Gráfico e em Artes Gráficas. Trabalha aliando design para web com o tripé do marketing digital (SEO, SEM e Inboud Marketing).

Entre em contato conosco!

Conheça todas as nossas unidades!