20 de novembro de 2010 walacy

O estado da arte em regulação de sinistros

Executivos Financeiros – 20/11/2010

Implementação da ferramenta ClaimCenter, da Guidewire, acaba de ser concluída. Além da carteira de automóveis, a SulAmérica vai estender a solução para os demais ramos elementares

A experiência certamente falou mas alto no momento em que a SulAmérica Seguros e Previdência tirou do papel e colocou em prática o projeto NASA, de implantação de uma solução mais avançada de regulação de sinistros de automóveis. Por esse motivo a BRQ foi escolhida como parceira para conduzir esse “grande desafio, devido ao seu tamanho e complexidade”. Afinal, a empresa é a única no mercado brasileiro com especialização na ferramenta contratada, a ClaimCenter, e parceira da desevolvedora, a Guidewire, dos Estados Unidos.

O ClaimCenter é uma ferramenta pronta para regulação de sinistros de automóveis, mas que foi desenvolvida seguindo as regras do mercado norteamericano de seguros. O papel da BRQ, conta a executiva Marisa Costa, foi fazer a tropicalização da solução, ou seja, adequar as suas funcionalidades às regras do mercado brasileiro de seguro e às normas da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Além da implantação do sistema, a empresa ficou encarregada de fazer as devidas integrações com os sistemas legados da seguradoras, bem como das customizações na metodologia Scrum, nas ferramentas de integração contínua e, principalmente, na implantação do ClaimCenter. “A BRQ teve participação em todas as etapas, desde a definição, implementação e sustentação”, ressalta Marisa. Depois de dois anos e um investimento de R$ 27,5 milhões, o rollout acaba de ser concluído. Sua implantação ocorreu em sete ondas, segundo Luís Furtado, vice-presidente de Tl da SulAmérica.

Houve um piloto nas cidades de Belém e Fortaleza, que começou em abril, com o aviso dos sinistros pela web. “Após 60 dias de operação com sucesso, começou a expansão para as demais localidades. Hoje, a totalidade dos sinistros está regulada pelo novo sistema”, diz Furtado, adiantando que a expectativa é reduzir as despesas, em torno de R$ 2,4 milhões por ano.

O foco do projeto é a carteira de automóveis, segunda maior da SulAmérica, responsável por 27,2% da receita de prêmios e com uma frota superior a 1,3 milhão de veículos seguros. “É um dos ramos que mais crescem na empresa, superando metas ano após ano”, ressalta. Os planos da companhia, entretanto, são de estender a aplicação da ferramenta ClaimCenter para os demais ramos elementares.

O que norteia a decisão são os resultados já obtidos com o projeto NASA. Furtado relata melhorias significativas nos processos internos, permitindo à companhia adotar as melhores práticas do mercado internacional em termos de regulação de sinistros, com mais qualidade e velocidade na abertura, alocação e gestão de sinistros. “O que se traduz em satisfação para os clientes, e em grande redução nas despesas”, diz.

Outro aspecto positivo, acrescenta o executivo da SulAmérica, é que os dados ficaram centralizados em um único sistema, o que melhorou a visibilidade da operação e seus medidores. A centralização favorece e facilita a comunicação dos corretores e clientes com a seguradora, que passa a oferecer novos serviços e informações online no seu portal na internet.

No projeto atuaram mais de 50 profissionais brasileiros e do exterior, responsáveis pela produção de 256 telas, 425 regras e 36 integrações, além de nove novas funcionalidades do site institucional da SulAmérica. Segundo Marisa, 17 profissionais da BRQ finalizam o projeto, pioneiro no mercado nacional.

A implantação fortalece a BRQ como fornecedora da SulAmérica. “Obtivemos um conhecimento enorme do negócio de sinistro, temos uma equipe formada de consultores com conhecimento do negócio e de soluções de ponta para atender o mercado”, diz.

Etiquetado como:

Autor do Post

walacy Publicitário, Profissional de Marketing especialista em Digital. Formações em Design Gráfico e em Artes Gráficas. Trabalha aliando design para web com o tripé do marketing digital (SEO, SEM e Inboud Marketing).

Entre em contato conosco!

Conheça todas as nossas unidades!