28 de setembro de 2016 Marketing BRQ

COME AS YOU ARE – ALICE MATUMOTO

alice-matumoto-comeasyouareConheça a história de Alice Matumoto, profissional da BRQ em São Paulo, que também realiza Orientação Profissional e Coaching.

:: Qual sua função e há quanto tempo está na BRQ?

Sou Analista de Recrutamento & Seleção e estou na BRQ há 2 anos e 1 mês, trabalho na Unidade Boa Vista, SP.

:: Quais são suas atividades extras ou hobbies?

Em paralelo ao meu trabalho na BRQ, realizo atendimentos de Orientação de Carreira e Coaching. O meu trabalho é direcionado tanto para jovens que estão em busca de orientação para a sua primeira escolha profissional, quanto para pessoas que estão repensando suas carreiras ou que estão com um novo desafio à vista e sentem que precisam se desenvolver em algo.

Geralmente a orientação de carreira é realizada com os jovens e o coaching mais direcionado a profissionais mais experientes.

:: Qual a diferença entre Orientação Profissional e Coaching?

Eu entendo que a Orientação Profissional é mais voltada à escolha de uma profissão em si. Este tipo de trabalho é mais direcionado aos jovens que estão em busca de sua primeira escolha profissional e àqueles que fizeram uma escolha, mas que não estão satisfeitos com o curso escolhido. Este processo é realizado em 8 encontros semanais, nos quais são utilizadas algumas ferramentas e testes psicológicos que ajudarão os jovens a refletir sobre seus interesses, valores e habilidades para que consigam fazer uma escolha mais consciente.

Já o coaching é um processo que pode ser direcionado a diversas áreas da vida, pois ajuda as pessoas a definirem suas metas, avaliarem seus recursos, seus obstáculos (ou possíveis obstáculos) e a desenharem um plano de ação para que consigam atingir seus objetivos.

O foco do meu trabalho é sempre em relação à carreira, logo, o processo de coaching que realizo é voltado àqueles profissionais que estão em transição de carreira, insatisfeitos com a sua situação atual, mas não sabem exatamente o que fazer. Este processo tem duração de 10 sessões semanais e também é feito através de ferramentas e conversas que ajudam os profissionais a terem mais clareza sobre o que desejam alcançar e como o farão.

Costumo dizer que tanto o Coach como o Orientador Profissional funcionam como uma lanterna que ajuda as pessoas a encontrarem as respostas que buscam, que ilumina lugares que elas nunca haviam olhado.
É importante sempre lembrar que em ambos os trabalhos, a participação do cliente/coachee/orientando é de fundamental importância, pois diferente do que muitos pensam o meu papel não é o de dar respostas, mas sim de fazer com que as respostas sejam encontradas.

:: Você atende em algum escritório ou clínica?

Sim. Atendo em um consultório localizado em Pinheiros, próximo à estação de metrô/trem Pinheiros.

:: Há quanto tempo realizada essa atividade?

Há mais de 3 anos.

:: Qual sua formação?

Sou Psicóloga, pós-graduada em Gestão estratégica de pessoas e certificada Coach pela International Coach Community.

:: Qual foi sua principal motivação para apoiar as pessoas que estão em transição de carreira ou jovens que estão começando suas vidas profissionais?

Eu tive muita dificuldade em escolher a minha profissão. Circulei por alguns cursos e, por sorte, cheguei à escolha que considero correta. Quando optei pela Psicologia já pensava em atuar em empresas, mas ao mesmo tempo gostava de ajudar as pessoas, talvez pensando em um trabalho mais clínico.

Sempre trabalhei com Recursos Humanos e já pensava em trabalhar com Orientação Profissional (OP), pois tive uma ótima formação no Mackenzie e também passei por um estágio aplicando o processo de OP em estudantes de uma escola estadual. Sabia o quanto havia sido angustiante ter que escolher uma profissão e não saber ao certo por onde começar.

Sendo assim, resolvi unir a minha experiência trabalhando na seleção de profissionais com a minha vontade de ajudar as pessoas e decidi, em 2013, começar a realizar os atendimentos.

Observar o quanto este tipo de trabalho, tanto a orientação profissional quanto o coaching, ajudam as pessoas a terem mais claro a definição de quem são, do que de fato querem e quais passos devem dar para atingir seus objetivos, já faz com que eu me sinta muito realizada. Esta é a minha principal motivação.

Clique aqui e saiba mais.

Etiquetado como: ,

Entre em contato conosco!

Conheça todas as nossas unidades!