23 de agosto de 2016 Marketing BRQ

Caixa moderniza sistemas dos correspondentes bancários

Projeto aprimora navegabilidade e introduz 55 funcionalidades nos equipamentos

A expansão da sua rede de correspondentes bancários determinou que a Caixa reformulasse o sistema para garantir agilidade, flexibilidade e segurança. O upgrade tecnológico do Caixa Aqui recebeu investimentos superiores a R$ 1 milhão e o projeto “SIMPL – Terminal Móvel Multiplataforma” ganhou na categoria ”Correspondente Bancário” do Prêmio efinance. A iniciativa permite que o banco se mantenha na vanguarda na utilização de correspondentes bancários no Brasil.

Ao repaginar o sistema, a CEF desenvolveu 55 funcionalidades transacionais e criou uma nova identidade visual para melhorar a usabilidade e a navegabilidade. “O objetivo é melhorar o atendimento, reduzir filas e tempo de espera. O cliente tem acesso a uma gama de serviços que estavam disponíveis apenas em agências bancárias”, afirma Adriano Almeida Regis da Silva, gerente executivo da instituição. Com poucos cliques pode-se chegar à informação requerida, com maior celeridade no processamento.

A BRQ foi a empresa encarregada do desenvolvimento e implantação da solução. Na avaliação de Adilson Gomes Jr, coordenador de sistemas da BRQ, o projeto SIMPL baseou-se em uma visão de vanguarda que procurou superar as limitações tecnológicas existentes e antecipar-se às futuras necessidades na área de correspondentes, buscando conferir maior rapidez, agilidade e eficácia no atendimento aos clientes.

Foi então arquitetado um sistema prático e rápido, construído com ferramentas de mercado empregadas também por outras instituições financeiras. Assim, por exemplo, favoreceu-se a melhor interação do usuário com o equipamento, mediante uma interface amigável e vistosa, muito similar ao design do Internet banking, com, por exemplo, ícones maiores. “O correspondente é uma agência em miniatura. Por isso tem de ser tão ágil como o canal Internet”, explica o executivo da BRQ.

O time da Caixa no projeto foi composto por Adriano Almeida Regis da Silva e Efrain Soares dos Santos, ambos gerentes executivos, Fábio Renato Tanaka, coordenador de TI, e Victor Felippe Amaral de Oliveira, coordenador de Projetos de TI. O troféu foi entregue pelos profissionais da BRQ: Benjamin Quadros, presidente, e pelos diretores Cristiano Kucher, Alvimar Polsoni e Paulo Matta.

O time da Caixa no projeto foi composto por Adriano Almeida Regis da Silva e Efrain Soares dos Santos, ambos gerentes executivos, Fábio Renato Tanaka, coordenador de TI, e Victor Felippe Amaral de Oliveira, coordenador de Projetos de TI. O troféu foi entregue pelos profissionais da BRQ: Benjamin Quadros, presidente, e pelos diretores Cristiano Kucher, Alvimar Polsoni e Paulo Matta.

Novo desenho do Pin Pad

O SIMPL possui interface com diversos sistemas do banco, como administração de benefícios do INSS, autoatendimento, gerenciamento de cartões, Cartão Cidadão, pagamento de PIS, FGTS, entre outros. Com isso, o sistema permite o pagamento de benefícios sociais no correspondente, transações de conta corrente e poupança, quitação de contas e várias operações.

O correspondente pode também realizar as manutenções para suprimentos de material e numerário, leitura e respostas às mensagens trocadas com a CEF. Tem acesso ainda a relatórios para consulta de transações diárias, resumo diário e outros. “A arquitetura foi concebida para facilitar a operação do nosso usuário. O menu tem imagens que melhor identificam a funcionalidade que está sendo usada”, diz o gerente executivo da CEF.

Outro ganho destacado por Gomes em termos de flexibilidade foi o desenho do novo controlador do Pin Pad, construído com uma nova tecnologia que possibilita o uso de outros browsers – até hoje, só é possível a utilização do Windows Internet Explorer. Poderão ser empregados navegadores como o Chrome, o Firefox e novas versões do próprio Explorer.

O sistema foi construído com as tecnologias JAVA 7, Spring MVC 4, AngularJS 1.4.6, JAXB 2.2.5, JBOSS EAP 6.3, C# 5, Jquery 2, HTML 5, CSS 3 e WebSockets.

Fonte: Executivos Financeiros

Entre em contato conosco!

Conheça todas as nossas unidades!