A BRQ, uma das principais fornecedoras nacionais de serviços de tecnologia da informação, acaba de conquistar o nÃvel 5 do modelo de maturidade CMMI (Capability Maturity Model Integration), a mais conhecida certificação mundial para qualidade nos processos de desenvolvimento de softwares. A empresa carioca é a terceira brasileira a anunciar que atingiu o grau máximo da certificação, exigida por muitos clientes globais.
A Stefanini foi a primeira nacional a chegar ao CMMI 5, no final de 2005, seguida pela Politec, em março deste ano. Entre as multinacionais com áreas certificadas no Brasil, estão a Tata Consultancy Services (TCS), braço de TI do grupo indiano Tata, e as gigantes americanas IBM, EDS e Accenture. “A indústria de software está amadurecendo. Estamos falando a mesma linguagem das companhias no mundo”, comenta o presidente da BRQ, Benjamin Quadros.
A BRQ, que já contava com o nÃvel 2 do modelo de maturidade, investiu R$ 1,2 milhão em treinamento e adequação de processos para obter o CMMI 5. A indiana Trimentus Technologies, parceira do instituto americano criador do modelo Software Engineering Institute (SEI), conduziu a avaliação. “Inicialmente, a nossa intenção era o nÃvel 4 mas percebemos que poderÃamos partir para o 5.”
A certificação nÃvel 5 engloba a unidade de serviços da companhia, compreendendo as operações de São Paulo e Rio de Janeiro, com cerca de 500 profissionais. Segundo o executivo, a BRQ, no entanto, conseguiu o CMMI 5 para todo o ciclo de desenvolvimento de projetos sob medida, incluindo análises, testes, codificação, entre outras.
A unidade de serviços trouxe 70% do faturamento de R$ 73 milhões da companhia.