API

Application Programming Interface
 

O QUE É API?

As APIs (Application Programming Interface) são interfaces de software responsáveis pela integração e troca de informações entre dois ou mais aplicativos, possibilitando que sejam geradas melhorias e inovações sem que seja necessário alterar no código fonte do sistema e sem intervenção do usuário final.

  

COMO AS APIs FUNCIONAM?

As APIs otimizam o desenvolvimento de um aplicativo ou serviço para processamento de dados, provendo capacidade de publicar ou consumir serviços baseados em protocolos amplamente adotados pelo mercado em soluções web, como REST em HTTPS e WebSocket. Essas interfaces, por sua vez, são transparentes para quem as consome, possibilitando integração sem que haja conhecimento das regras de negócio de quem as fornece. Assim, o custo de desenvolvimento é reduzido por centralizar as regras de negócios nas interfaces da API e permitir que quem as consuma processe apenas o que é específico dela.
Por exemplo, se você navega em um site de uma loja e ao clicar para checar o endereço você pode verificar o melhor caminho até o local via Google Maps, sem ser direcionado para outro site, essa funcionalidade ocorre através de uma interface de API. Da mesma forma ocorre quando você tem a possibilidade de se inscrever em um site se conectando à sua rede social, sem precisar preencher um formulário de cadastro.

API
  
 Saiba como a BRQ pode te ajudar no desenvolvimento das APIs. Entre em contato conosco.

BENEFÍCIOS DA API

As APIS são excelentes formas de aprimorar aplicativos e sistemas que já estejam em uso, possibilitando que as empresas inovem e atualizem seus serviços de forma simplificada através da comunicação com outros aplicativos, viabilizando parcerias de negócios e otimizando ainda o tempo gasto com desenvolvimento.

Entre em contato conosco!

Conheça todas as nossas unidades!